Quantcast
Channel: CPI da Covid - Notícias e tudo sobre | CNN Brasil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 60

STF interrompe análise de recurso contra arquivamento de pedidos da CPI da Covid para investigar Bolsonaro

$
0
0

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), interrompeu nesta segunda-feira (8) o julgamento de um recurso do Senado Federal contra o arquivamento de dois pedidos de investigação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) requeridos pela CPI da Covid.

O caso estava sendo analisado no plenário virtual do STF. A magistrada fez um pedido de destaque, o que zera o placar de julgamento e remete o caso para o plenário físico da Corte, com debate entre os ministros.

Os pedidos de investigação reputavam a Bolsonaro os supostos crimes de infração de medida sanitária preventiva e de epidemia.

Até a paralisação, o placar estava em 3 a 0 para rejeitar o recurso, mantendo, assim, os casos extintos. Votaram nesse sentido os ministros Dias Toffoli (relator), Edson Fachin e André Mendonça. Não há data para o julgamento ser retomado.

A decisão para encerrar os dois pedidos de investigação foi do ministro Dias Toffoli, no início de março. O magistrado se baseou no fato de que a própria Procuradoria-Geral da República (PGR) havia requerido o arquivamento dos casos por não ver evidências mínimas para instauração de processo criminal.

Conforme ressaltou Toffoli, cabe exclusivamente à PGR processar junto ao STF supostas práticas de crime praticadas pelo presidente da República.

O ministro também disse que o cerne do pedido não é o envio do caso para a primeira instância da Justiça, pela perda de foro no Supremo, “e, sim, em que a legitimidade para iniciar investigações ou ofertar denúncia em crimes de ação penal pública é do Ministério Público, não delegável a particulares, ainda que se trate de parlamentares”.

O recurso foi movido pela Advocacia do Senado Federal em nome da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

Para os senadores, o arquivamento neste caso não é válido, já que Bolsonaro não tem mais foro privilegiado, tornando o caso passível de ir à primeira instância.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF interrompe análise de recurso contra arquivamento de pedidos da CPI da Covid para investigar Bolsonaro no site CNN Brasil.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 60